sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

***RAPIDINHAS E DIRETAS***

SEM PORTA VOZ 

Desde a morte de Henrique Augusto de Miranda, o conhecido Chico Arara, que eu "rebatizei" de Chico Papagaio, a oposição ainda não encontrou uma outra "bucha de canhão" para suas mensagens serem divulgadas diariamente nas ondas do rádio. Procura-se um desesperadamente. Quem aceita fazer o papel do finado?


REALIDADE 

O filho Ramifiles Kallyl durante a despedida na Câmara Municipal antes do cortejo seguir para o cemitério, disse: "Nós, como família,vamos de fato agora conhecer os nossos amigos. Porque existiam os amigos do Chico Arara, existiam os amigos da família do Chico Arara... E ficou a família. Agora é hora de descobrir, de fato". A frase  mostrará com o passar do tempo o quanto nós, imprensa - no caso - nós os radialistas, somos usados pelos que querem ou estão no poder. Sei bem o que é isto há muito tempo...


A GESTORA DA CÂMARA

Uma nova fase se faz no Poder Legislativo desde o início desta legislatura. No comando da vereadora Thuany Costa  sabe-se que a oposição estará mais do que nunca disposta a barrar o trabalho do Executivo, e assim cobrar seus feitos que não têm sido lá uma "Brastemp". Há por outro lado uma grande reclamação que as indicações dos vereadores mais atendidas pela prefeita Gilvana Evangelista são da base do governo. A nova líder do governo, Ana Paula Pavan nega, é lógico.


VEREADOR COBRA VEREADORA

O vereador Carlos Alberto está de olho na vereadora Rayanna Noleto. Calma, gente! Não é nada disso que você está pensando. Acontece que, segundo ele, a parlamentar é funcionária pública concursada e, desde janeiro do ano de 2017, não aparece para trabalhar. Isso mesmo, nenhum dia de serviço durante os últimos dois anos. Segundo o vereador, a prefeita Gilvana já teria mandado alguns ofícios e a funcionária, fazendo cara de paisagem. A denúncia foi parar na tribuna da Câmara na sessão do dia 10/12/18, e após no Ministério Público (MP) que já cobrou satisfações da Prefeitura Municipal.


VEREADORA CONTINUA RECEBENDO "DIN-DIN"


Se você tem que bater ponto e cumprir horário no emprego, Rayanna não comparece de jeito nenhum. E, pasmem! Continua recebendo seu salário pelo trabalho que não realizou. A última vez foi durante o mês de dezembro/18 e foi pago em janeiro/19. É o que diz o Portal da Transparência.  Está lá o nome dela: Rayanna Rafaela Lima Sousa.



PREFEITURA PREPARA CARNAVAL 2019

O blá-blá-blá do ano passado que não teria carnaval em São João dos Patos, neste ano foi esquecido. Mesmo com a crise que ainda perdura um ano após a polêmica parece mesmo que ficou para trás. Aliás, muitas coisas mudaram em um ano, não é verdade? Mas a folia é a mesma!




















quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

DE VOLTA ONDE TUDO COMEÇOU
O mestre em Matemática que orgulha o médio sertão
O ex-aluno do CE Dr. Paulo Ramos volta à escola só que desta vez com o título de mestrado

Já imaginou virar mestre em Matemática na fase adulta e quando criança não gostar da matéria? Foi assim na vida de Renato Darcio, um patoense de 37 anos que mostra que 2+2=4. E não tem para onde correr. Ele era arisco a mais verbalmente explicita das ditas ciências exatas. Porém, um certo dia se apaixonou e dela fez a sua profissão.

Confesso que se recebo elogios pela forma que escrevo, matemática nunca foi o meu forte. 


Deixa quieto. O assunto aqui é Renato Darcio. Hoje o menino que virou um homem respeitado e pai de família tem feito da matemática o seu dia a dia e o seu ganha pão. 

O orgulho de seus pais Sancho Santana Silva, um pequeno comerciante, e da dona de casa, Eurides Noleto Silva, não é para menos. O filho é motivo de satisfação também  para família que ele construiu ao lado da esposa Elcitânia Lima Correia Fonseca, uma professora que lhe deu dois filhos: Pietro (7) e Ellen (5). 

A criança tímida deu lugar ao homem alegre e comunicativo. Suas buscas pelo conhecimento o tornou Graduado em Licenciatura em Ciências/Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Especialista em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto de Mercados e Capitais do Rio de Janeiro (IBMEC/RJ), e agora, Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Mas para chegar ao mestrado o estudante Renato deu os primeiros passos no CE Dr. Paulo Ramos, onde estudou o ensino fundamental 1, e como a grande maioria dos estudantes de São João dos Patos também passou pelo CE Edison Lobão onde fez o ensino fundamental 2, para em seguida, o ensino médio.

São anos e mais anos de estudo. Todo esforço tem uma recompensa. 

Já na vida profissional passou pelas escolas do município, Colégio Técnico de Floriano (PI) e ainda, UEMA. Atualmente, é professor de ensino médio da rede estadual de ensino, e professor de ensino médio e superior da rede federal de ensino (IFMA).

Renato Darcio também foi diretor da Unidade Regional de Educação (URE) do médio sertão. Entre 2011/2014 procurou contribuir para a melhoria de indicadores de aprendizagem do ensino na região. O trabalho realizado foi tão bem aceito que acabou virando modelo para todo o estado do Maranhão, após encabeçar revisões de mais de 500 alunos do médio sertão maranhense. O carinha se tornou referência.

Seu trabalho, segundo afirma em conversa comigo, é lutar pela motivação de jovens que como ele tiveram dificuldades durante a infância e adolescência, principalmente, para aqueles que cresceram entre os cadernos e o trabalho ainda cedo. 

Já aos 12 anos, Renato ajudava a família no mercado público. Isso não o diminuiu em nada, pelo contrário, o fez crescer. Sua transformação de vida veio pela educação. Um exemplo a ser seguido.

A seguir, um rápido bate papo com o homem que deve ser lembrado pela capacidade acadêmica, mas mais do que isso, como um bravo e inteligente sertanejo:


O MESTRE RESPONDE:

RM: A matemática sempre foi um "bicho de sete cabeças" para muitas pessoas, eu me incluo. O que atribui para você não ser?

RD:  A matemática para mim também foi um bicho de 7 cabeças.  Sempre tirei notas baixas no ensino fundamental e médio. 

RM: E como veio a mudança? 

RD: A mudança veio com uma decisão: como estava virando adulto e tinha que arrumar trabalho,  tive que aprender,  com estudos individuais. Aproveitava para me desafiar, estudava nos momentos que eu deveria me divertir, abria mão de festas e coisas que adolescentes faziam com frequência.

RM: Você acha que os primeiros professores são a base de tudo na vida estudantil?

RD: base é importante,  os professores são essenciais para a aprendizagem dos alunos, mas não é tão simples obter os resultados, pois a aprendizagem é produto de um conjunto: professores, escola, indivíduo,  família e sociedade. 

RM: De que forma isso ocorre?

RD: Bem, é complexo: Professores (qualificação); Escola (organização e gestão); Indivíduo (motivação); Família (apoio à escola e ao filho); Sociedade (como ambiente que proporcione vivências positivas ao aprendizado e valorização à escola e seus atores). Mas o que sei é que todos podem. A força de vontade individual é fundamental. Não adianta todos os fatores que citei estarem em total sincronia e você não querer. Mas o contrário é possivel: todos os outros fatores estarem desfavoráveis e você conseguir. É isso, automotivação, ter sonhos, desejos...

RM: Qual é a emoção de um menino simples, um cara do interior, um ex-estudante de escola pública se tornar Mestre em Matemática quando muitos não puderam ser ou não quiseram?

RD: A pós graduação a nível de mestrado ainda é pouco acessível no Brasil, o processo seletivo ainda é complicado por exigir projeto de pesquisa, fato que dificulta o ingresso de professores da educação básica, pois muitos destes não possuem a pesquisa como foco. Outro dificultador é o afastamento para cursar, pois trata-se de cursos de 2 anos (mestrado) e 4 anos (doutorado) e nem sempre as redes de ensino concedem tal acatamento. Além de que o incentivo remuneratório pós aperfeiçoamento ainda é baixo.



RM: Mas você venceu esses obstáculos...



RD: Tive que vencer esses obstáculos  também,  mas os vi como metas e como investimento, pois o capital intelectual adquirido vale a pena.



RM: O que você quer daqui para frente?



RD: Quero poder compartilhar tudo o que aprendi com alunos e colegas professores.




***

Renato Dacio venceu dificuldades e agora é hora de colher o que plantou
Com a esposa Elcitânia e os filhos Pietro e Ellen: as conquistas são comemoradas em família
Foi no antigo Colégio Dr. Paulo Ramos que Renato deu os primeiros passos na aprendizagem


sábado, 16 de fevereiro de 2019

EXISTE UM CULPADO! QUEM É DESTA VEZ?
Apresentador pede demissão no ar
Caio César sai do Sistema Verdes Mares
com dignidade e cobra respeito 

Há tempos existe um clima de descontentamento por parte de muitos funcionários do Sistema Verdes Mares. Além de receberem os piores salários do Ceará, salvo alguns "imortais", ainda existe um clima de "eu mando, você abaixa a cabeça e obedece".

"É uma empresa séria! Pagam em dia", dizem os que precisam de um emprego. Pagar em dia não é favor, é obrigação. Como depositar seu FGTS e na recisão de contrato pagar seus direitos.

Direito é direito, ora bolas!

Muitos já sofreram assédio moral (inclusive, eu) por parte de uns mortos vivos da comunicação que a exemplo de outros se sentem donos. E só querem sair quando o caixão os levar para debaixo do chão.

O que ocorre é que as coisas mudam, as pessoas passam, e consequentemente, os que vieram ou por não gostarem de comunicação, ou por não entenderem delegam poderes. E aí é que mora o perigo.

Departamentos loteados são invadidos pelos "sem moral" que não mandam em suas casas, em suas mulheres e nem em seus filhos, mas quando recebem dinheiro e poder querem cagar na cabeça de muitos. Esta é a verdade.


O pedido de demissão de Kaio César, ao vivo,  é  só a ponta do iceberg. 

Ao falar de dignidade o apresentador mostra que  a tal da dignidade lhe roubaram em algum momento . E para chegar a esse ponto outros episódios aconteceram, podem ter certeza.

Alguns meses postei com o título "Rádio Verdes Mares dá cartão vermelho para locutor  Kaio César" (link abaixo) que Kaio não era o preferido de um diretor. E, que não se podia dizer quanto tempo ele ficaria  na empresa já que havia sido demitido da Rádio Verdes Mares AM. Era uma questão de tempo.

Link:

https://rodrigomaianews.blogspot.com/2018/09/radio-verdes-mares-da-cartao-vermelho.html

E neste sábado  (16) minha profecia se cumpriu. Kaio César pediu demissão no ar durante o encerramento do programa que apresentava:  

"Bom, pessoal!  O GLOBO ESPORTE vai ficando por aqui. Quero dizer que eu também fico porque neste momento estou pedindo demissão do Sistema Verdes Mares. Não abro mão do respeito e nem da dignidade para estar em lugar nenhum", disse o apresentador antes de sair do vídeo.

Para quem não lembra mesmo sendo escalado para COPA 2016 na Rússia, o profissional não narrou nenhum jogo da Seleção Brasileira. Ao retornar foi demitido da Verdinha. 

Somente quem passou por lá saberá  o que vou escrever agora: queria com esse episódio lamentável que o "4° andar" escutasse a voz de Kaio. É a voz de muitos. E, que esta postagem chegasse até eles. 

O nobre e saudoso chanceler Edson Queiroz não gostaria de ver o maior patrimônio que construiu ser destruído por uma panelinha ou por aventureiros de fora. Muito pior por quem herdou uma cadeira que jamais seria sua por mérito.

Atualmente,  já é a terceira geração que lida com o SVM. Agora o Edson Queiroz é  Neto. Carrega sobre seus ombros a responsabilidade de ser o todo poderoso superintendente. 

E com essa responsabilidade já está na hora de ver que aqueles que dão tapinhas nos seus ombros são os mesmos que há décadas destroem o maior patrimônio que o SVM tem: seus colaboradores.

O sistema de capitania hereditária não existe mais no Brasil. Muito menos deveria existir numa empresa do porte que é  o grande SVM.

Comecei esta postagem perguntando: "Existe um culpado. Quem é desta vez?".

Posso afirmar, em se tratando de fazer maldades ali dentro não existe um só culpado. Eles agem em bando. É  uma alcateia de lobos ferozes.

Estou com Kaio César, e tenho certeza, todos estão.

Começo aqui a campanha #estamoscomkaiocesar


















quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A NOVA LÍDER DO GOVERNO 
NA CÂMARA PATOENSE
De discurso contundente, Ana Paula Pavan terá a missão
 de ser a nova líder do governo

A vereadora Ana Paula não se dobra fácil naquilo que ela acredita. De temperamento forte, a enfermeira que conquistou votos sendo eleita em sua primeira legislatura tem uma missão importante pela frente: defender o Governo Participativo. Isto ela já fazia, só que agora foi incumbida pela própria prefeita Gilvana Evangelista de ser a líder do governo na Câmara Municipal.

O empoderamento da mulher é sem sombra de dúvidas a grande novidade que se mostrou nas eleições de 2016 quando uma prefeita e, outras quatro vereadoras foram eleitas para assumirem cargos no poder legislativo.

A composição da casa legislativa patoense pela primeira vez viu quatro mulheres terem direito ao assento e voz na Câmara. 

Thuany Costa (atualmente a gestora do poder legislativo), Rayanne Noleto, Bidú Santana (ex-líder do governo), e a própria Ana Paula são as mulheres eleitas que estão nesta legislatura.

Por lá já passaram outras como: Eunice Rocha Santos, Rilda Lúcia Oliveira (ex-presidente), Edna Santana Noleto e Elisamar Lima Sá. Essas que aparecem em minha memória de 1992 para cá. Edna, para quem não sabe, assumiu como suplente uma vez. Foi rápida sua passagem, mas assumiu.

A nova missão de Paula é uma tentativa de que a prefeita Gilvana busca uma nova forma de diálogo com o poder legislativo que apesar de harmônicos são independentes entre si.

Quanto mais agora que a oposição assume o comando da Câmara. É preciso que Ana Paula além de ir para linha de frente, mostre que o governo não dorme, está agindo e em sua defesa ela será voz altiva para que isso não passe despercebido.

Ana Paula sabe que não será fácil. A oposição - por enquanto - está com o discurso afinado. Mas quanto mais se aproximar 2020 as vaidades falarão mais alto. E aí na hora de botar o bloco na rua que o bicho pega:  Quem será o carro "abre-alas?". 

"Vou  continuar fazendo o meu trabalho. Defenderei aquilo que acredito", afirma a vereadora.

A parlamentar é a campeã de projetos na Câmara Municipal. Seus projetos somente são apresentados aos pares depois de minuciosamente estudados. Muitos já são executados em outros municípios pelo Brasil, existe a experiência comprovada, e que podem dar certo também em São João dos Patos. Paula tem um apoio jurídico para isso, e não apresenta aquilo que vai contra a Constituição. 

Está sempre baseada na lei.

Orientada, além da capacidade, a vereadora Paula não dá murro em ponta de faca. E, não comete erros para que seu trabalho seja colocado em dúvida.

Como líder da situação terá que ter um discurso alinhado com as ações do governo e o que, de fato, deseja que seja apresentado aos vereadores e ao povo. Para isso, será preciso sentar mais vezes com a prefeita, secretários e gestores. Terá que conhecer mais ainda cada área de ação do município, se abastecer de informações, isto inclui gráficos, números, projetos,  decretos e as intenções do governo Gilvana.

Conheço a Ana Paula antes de ser vereadora. Ela irá para cima. Para isso terá que ter o retorno na parceria por parte do Executivo. 

Ela não alisa, está vereadora, está líder do governo, isso não a deixa com sentimento envaidecido: "Sou uma soldado. Missão dada é missão cumprida".

Sendo assim, sabe-se que teremos muitos combates (embates) na tribuna.

Vai ser bom para democracia.

Em tempo: A câmara também já teve Luciana Ribeiro Barros como integrante.









EM SÃO JOÃO DOS PATOS LADRÃO É FLAGRADO INVADINDO CASA O ladrão agora ficará famoso Tempo bom era aquele em São João dos Patos que ...