terça-feira, 4 de setembro de 2018


Maranhão]

PARA FRENTE OU PARA TRÁS? O MARANHÃO TERÁ QUE DECIDIR

ROSEANA X DINO: Uma "guerra" pelo poder

Digamos que ambos já são figurinhas conhecidas do "álbum" dos maranhenses. 

Roseana Sarney (MDB) é de uma família que mandou e desmandou no estado do Maranhão durante quase cinco décadas.

Flávio Dino (PCdoB) há quatro anos já era conhecido da maioria do povo, ocupou uma vaga na Câmara dos Deputados. Hoje é o governador eleito diretamente no exercício do mandato usando o direito garantido pela Lei Eleitoral de concorrer à reeleição.

Ela já foi governadora em outras quatro oportunidades.  Dessas, três vezes pelo sufrágio das urnas. Já em uma única vez teve que assumir no "tapetão" com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o ex-governador Jackson Lago em 3 de março de 2009.

Roseana e sua família ainda têm muitos aliados, mas no decorrer de suas trajetórias no poder acumularam além de riquezas, desafetos. 

O começo do declínio da família e sua oligarquia foi quando o ex-governador José Reinaldo Tavares - que era da cozinha dos Sarney - ao se sentir pressionado para fazer tudo o que a família dominante queria, "pegou o chapéu" e saiu pela porta da frente com a "viola no saco para tocar em outra freguesia". Já era governador mesmo acabou dando um adeus aos Sarney.

E são esses adversários que unidos a Flávio Dino implementam um Maranhão de mudanças.

Flávio Dino é advogado, politico e professor, além de ex-magistrado, filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Está governador.

Nestas eleições concorre pela terceira vez ao cargo de chefe do Executivo, já tendo feito em 2010 (não sendo eleito); em 2014 (eleito); e 2018 está em campanha.

Em seu currículo consta que também já concorreu ao cargo de prefeito de São Luis, capital. Não conseguiu ser eleito.

Nos últimos anos Dino acredita que vem fazendo as mudanças que o Maranhão tanto precisava.

Os números no IBOPE dizem que o povo também acredita nisso.

Por onde passa o governador leva multidões, já Roseana estaria tendo dificuldade de reunir pessoas em seus eventos políticos.

Em outubro, precisamente no dia 7, acontece o primeiro turno das eleições gerais brasileiras. Nesta data é quando o maranhense vai decidir se dá um passo para frente com o homem ou se dá um passo atrás com a mulher.



Quase 50 anos de domínio afastam os "Sarney" da maioria do povo maranhense














Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM SÃO JOÃO DOS PATOS LADRÃO É FLAGRADO INVADINDO CASA O ladrão agora ficará famoso Tempo bom era aquele em São João dos Patos que ...