terça-feira, 9 de outubro de 2018

ELEIÇÃO EM SÃO JOÃO DOS PATOS
 MOSTRA FORÇA DA OPOSIÇÃO

Resultado final faz acender luz vermelha no Palácio Municipal


Quem votou em São João dos Patos sabe muito bem o que eu vou dizer. 

Não serei partidário de ninguém. Farei uma análise. Não tenho paixão política e, não sou papagaio para repetir o que mandam.

A eleição estadual fortifica os grupos com seus candidatos eleitos, e mostra, principalmente, a quantas andam os que aprovam e os que desaprovam o governo municipal.


No pleito realizado no último domingo (7/10), os primeiros colocados foram os candidatos apoiados pelos que fazem oposição à prefeita Gilvana Evangelista

O resultado anima, dois anos antes, quem quer tirar o poder das mãos do grupo de Zé Mário

Por outro lado, acendeu uma luz de alerta na cabeça do ex-prefeito. Ele sabe que isso é um resultado do momento. Noutras ocasiões já perdeu apoiando outros nomes como o senador Epitácio Cafeteira (morto em 13 de maio de 2018) nas Eleições de 1994, e soube dar uma virada na situação em que se encontrava. Só que ZM não estava no poder.

Roseana Sarney ganhou no município de São João dos Patos do atual governador Flávio Dino. A chamada "guerreira" recebeu os votos da gratidão do povo do município porque ela fez por merecer quando era governadora do Estado.

A vitória de Roseana não é de ninguém e muito menos de nenhum grupo, a não ser dela mesma. Além do mais, soube usar na Praça do Farol o discurso pela indignação do povo com o governador Flávio Dino que cometeu medidas impopulares em seu primeiro mandato no Palácio dos Leões.

A candidata nadou, nadou, nadou - meio apertada na cidade de Patos - o problema quando chegou na Ilha do Amor, São Luís, e em muitos outros interiores maranhenses já sem fôlego, morreu na praia. Os institutos de pesquisas acertaram os resultados.

E com Roseana Sarney boiando afogada na derrota os dois candidatos ao Senado Federal, Edison Lobão e o seu irmão Sarney Filho deram lugar aos novos senadores eleitos Weverton Rocha e Eliziane GamaDesta vez, a limpeza que o povo do Maranhão fez foi geral. O clã Sarney já era, pelo menos, até 2022.

A prefeita Gilvana e o marido, atual chefe de Gabinete da Prefeitura, assistiram o seu candidato à deputado estadual  Rogério Cafeteira ficar em quarto lugar. 

E o pior, perdeu a eleição na totalização dos votos, ou seja, não será mais deputado.

Todos os vereadores da situação vestiram a camisa de Rogério? Essa é a pergunta que se faz neste momento.

O grupo da oposição onde tem o médico Alexandre Gomes derrotado nas Eleições 2016, ficou em segundo lugar no resultado de São João dos Patos elegendo a nutricionista Daniella Tema deputada. 

Daniella é uma das diretoras do Socorrão de Presidente Dutra, você já sabe, teve jaleco no meio é uma arma de fazer votos.

No âmbito geral, onde está o erro? É isso que tem que ser avaliado. Mas posso garantir: grupo que divide votos nunca vai somar. Essa matemática não bate.

Ao liberar o vereador Márcio do Kizoeira para votar em  candidato Dr. Yglésio, autor de serviços na área médica prestados à comunidade foi o que podemos chamar de vacilo do líder político. De novo peso do jaleco. 

As pessoas ficavam fazendo a  pergunta se Rogério e Yglésio eram candidatos de Gilvana? 

Ou seja, o povo ficou confuso ao ver um aliado na porta com um candidato que não Rogério. E sabe-se lá o que ouviam, confirmando e votando no dia da eleição.

Kizoeira, segundo uma fonte, liberado para apoiar quem queria teria aberto fogo amigo contra Rogério. 

Bem que ZM poderia ter visto isso antes e agregado o vereador na campanha de seu candidato Rogério Cafeteira.

Já o empresário Tangará que quer estar na corrida à prefeitura na próxima eleição comemora a volta de Arnaldo Melo à Assembleia Legislativa. Uma verdadeira ressurreição.

Em Patos, nas Eleições 2018 os votos de Arnaldo não dariam para ser vereador, ficaria na suplência. Não chegaram aos 500. Mas são bem vindos para quem quer formar um grupo ao redor de seu nome. 

Quem comemora mesmo é o ex-vereador e ex-candidato à prefeito Paulo do Zeca que verá pela terceira vez o sobrinho Neto Evangelista tomando posse no Poder Legislativo maranhense.

Evangelista foi o candidato mais votado em Patos e, isso para os planos políticos de Paulo é uma consagração.

Paulo do Zeca vai com essa vitória reorganizar suas pretensões na politica patoense, e desta maneira, mostra que 2020 seu grupo terá argumentos fortes para a corrida à prefeitura.

Em se tratando de eleição, o grupo da situação além de perder com o candidato estadual, ainda viu o candidato federal Dr. Disney, cunhado do ex-prefeito Celsinho, ser o primeiro nas urnas patoenses.

Era o esperado. O objetivo de Celso foi alcançado, ele conseguiu reavivar o seu nome bastante apagado nos últimos anos. 

A derrota de Disney no estado não importa tanto. Seus familiares já sabiam disso desde o início "Siiiiiiiimmm", mas era preciso criar uma narrativa para 2020. E conseguiram.

A campanha de Disney foi absolutamente local. Os seus eleitores não ganharam um deputado federal, mas estão com um deputado "municipal" para reacender o que eles chamam de melhor caminho.


O grupo da situação tem ainda, o deputado federal Márcio Jerry, eleito um dos mais votados em todo o Maranhão, que deverá ser uma ponte entre Patos e Brasília. Tomara que o amor pela sua terra natal Colinas não atrapalhe os anseios  e as demandas da "Terra do Bordado".

Isso, sem falar que o vice-governador Carlos Brandão também é de Colinas. E os dois são altamente bairristas.

E de quebra, Gastão Vieira derrotado não vai querer mostrar seu apoio à oposição.

As estratégias dos dois lados ficarão para 2019.


Como acontece igual a COPA DO MUNDO - a cada 4 anos - cada copa é uma copa, assim como cada ELEIÇÃO É UMA ELEIÇÃO.

Com Flávio Dino governador reeleito, o trabalho vai continuar. Ele adora impostos. 

Sendo assim, é bom pagar o IPVA em dia! Vai que...














Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM SÃO JOÃO DOS PATOS LADRÃO É FLAGRADO INVADINDO CASA O ladrão agora ficará famoso Tempo bom era aquele em São João dos Patos que ...